quarta-feira, 22 de agosto de 2007

18 semanas: Como deve estar o meu bebê?

Essa sou eu atualmente, com 18 semanas e 3 dias!

Vamos ver o que dizem as informações sobre esse período da gestação:

Sobre a MAMÃE:

A partir de agora, dormir se tornará uma tarefa um pouco desconfortável. Experimente então, usar travesseiros como apoio para lhe ajudar a achar uma melhor posição para deitar.

Se você já fazia exercícios antes de engravidar, pode continuar, mas se você nunca fez ou já faz tempo que não faz, converse com seu médico, pois somente ele, após avaliá-la, pode dizer quais são os mais recomendados para você. Geralmente, alongamentos, caminhadas, bicicleta, ioga, pilates, hidroginástica e localizadas leves são os mais indicados. Mas mesmo para estes tipos de exercícios, seu médico deve ser consultado.

Se você ainda não escolheu um nome para seu bebê, está aí uma boa hora! Aproveite e dê uma olhadinha na nossa lista de nomes e significados.

Eu vou escolher quando souber o sexo... data que tá chegando: 27/08... aiaiai


Sobre o BEBÊ:

Seu bebê tem cerca 20.5 cm de comprimento, pesa em torno de 198 gramas e está crescendo rapidamente.

Os dedinhos já adquiriram as impressões digitais e os olhos estão corretamente posicionados.

Agora ele já se comunica com você através de chutes e cotoveladas e se coloca em uma série de posições dentro do útero - senta até de pernas cruzadas.

Além disso, ele já pode sentir os gestos de carinho sobre o abdômen.


sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Acupuntura... SANTA agulhada!

Já faz tempo que não mexo aqui... tá a maior correria no trabalho, além de alguns desconfortos que tive essa semana... mas agora estamos bem, graças a Deus!

Falei em alguma postagem que iria apelar para a homeopatia e acupuntura, né? Pois é, não aguentava mais essa rinite e fui, claro, com autorização da minha querida médica, Dra. Bartyra...

Fui a Clínica Iamaguchi, no Alto da Lapa, e fiz a primeira sessão na quinta-feira passada... o médico acupunturista é um doce, super delicado e atencioso... chama-se Dr. Carlo. Por incrível que pareça, não é japonês, hehe!

E ele perguntou sobre a minha gravidez, sobre o meu humor, minha saúde e acabou até arrancando a minha preferência de sexo do bebê, kkkk... que eu não vou dizer aqui!

Bom, pra quem procurou a acupuntura só por causa da rinite, vai tratar de quebra a asma e a lombalgia!

Ele começou a parte respiratória: rinite e asma. Três agulhinhas no rosto, próximo ao nariz e uma no peito, no meio, acima dos seios... sente-se uma dorzinha quando ele toca a cartilagem, mas insignificante perto do resultado imediato que dá!

Além de aliviar a rinite na hora, relaxou muuuuito! Até dormi com as agulhas na cara (como se dormir fosse um problema pra mim, hahahaha....). Fiquei uns 20 minutos.

Ao retirar as agulhas o Dr. Carlo me avisou que eu já ia me sentir melhor na semana, mas possivelmente a rinite voltaria, afinal ela é crônica e eu teria de fazer mais sessões. De fato melhorou muuuito e até consegui dormir a noite toda, coisa que eu não fazia desde que parei de tomar meus remédios para rinite por causa da gravidez e tb tive algumas crises durante a semana, sendo uma delas meio forte.

Ele recomendou fazer o tratamento uma vez por semana e amanhã voltarei lá pra mais agulhadas...

terça-feira, 14 de agosto de 2007

17ª semana: Como deve estar o meu bebê?

A MAMÃE: Suas secreções podem aumentar ainda mais devido à elevação de sangue. Portanto, se você estiver suando muito e tendo freqüentes congestões nasais, não é preciso se preocupar (OLHA EU AQUI!!! Mas eu sinto isso há um tempão...). Entretanto, se você sentir dores ou ardências quando urinar, procure seu médico, pois você pode estar com uma infecção urinária, o que é muito comum em gestantes.

Outros problemas que podem surgir e que devem obrigatoriamente ser comunicados ao médico são:

Febre (NÃO TENHO);

Perda de líquidos pela vagina (NÃO TENHO);

Sangramentos, principalmente se ocorrerem após as relações (NÃO TENHO);

Corrimentos (UM POUCO);

Dores de cabeça (UM POUCO);

Zumbido no ouvido (NÃO TENHO);

Nervosismo e agressividade ou angústia (UM POUCO);

Insônia ou sono excessivo (UM POUCO);

Inchaço (NÃO TENHO);

Coceiras (UM POUCO);

Dores de estômago (UM POUCO);

Problemas dentários (UM POUCO);

Dor nas costas (UM POUCO).


O BEBÊ: Abaixo da pele do seu bebê estão se formando depósitos de gordura na cor castanho. Isto lhe ajudará a manter a temperatura corporal quando nascer e no final da gravidez corresponderá de 2 a 6% de seu peso.


Neste estágio, o pequenino se movimenta muito e pesa mais que a placenta. As extremidades e as articulações estão totalmente formadas e os músculos começam a ficar mais fortalecidos.


O bebê boceja e já tem impressões digitais. A barriga da mamãe está bem arredondada. A partir dessa semana é possível sentir o bebê mexer (EU SINTO HÁ UNS 4 DIAS!).


Além disso, ele ganha uma pelugem (lanugem) muito fina sobre todo o corpo, que permanecerá até o final da gravidez. Mas às vezes, apresenta-se por alguns dias na face e nas orelhas após do nascimento.

Um marco importante neste período é a definição do sexo. Apesar de ser determinado no momento da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozóide, é agora, através da ultra-sonografia, que já dá para o médico identificar, com certeza, se seu bebê é um menino ou uma menina. Isso porque no início, as glândulas sexuais são iguais: um pequeno broto entre as perninhas.


Por volta da 11ª semana, nos meninos, as duas partes do órgão genital crescem juntas para formar o pênis e os testículos já mostram os canais em que o esperma vai se desenvolver. Nas meninas, essa mesma membrana se abre em duas partes para formar a vagina. Os ovários se formam e, por incrível que pareça, já armazenam os 500 mil óvulos que a mulher vai liberar durante toda sua vida.


Do final desta semana, até o término da gestação, seu bebê se limitará a crescer em tamanho. Da mesma forma, seus órgãos vitais, pouco a pouco, irão amadurecer o suficiente para permitir que o pequeno viva como um ser independente.

Seu bebê está pesando aproximadamente 140 gramas e medindo por volta de 18 cm de comprimento.

Segredo...

Tenho uma coisa pra contar, mas ainda não posso contar...

É um pouco assustador, mas é tão lindo ao mesmo tempo...

Confesso que tô sentindo um pouco de ciúmes, mas vou me adaptando (que coisa feia)!

Mas como todo desafio, esse é mais um que vem pra nos ajudar a evoluir!!

Logo voltarei para desvendar esse mistério...

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

16ª semana: Como deve estar o meu bebê?

A MAMÃE - A partir de agora é que você vai sentir os primeiros movimentos do seu bebê e perceber, de fato, sua existência. Porém, se esta não é sua primeira gravidez, provavelmente você já os sentiu, principalmente porque você já sabe diferenciá-los. Entretanto, é absolutamente normal uma mamãe de primeira viagem não sentir os movimentos do seu bebê até a 22ª ou 24ª semana. Seus seios tornam-se ainda mais pesados, quentes, doloridos e cheios de veias azuladas e as glândulas lactíferas começam a produzir o leite. Procure dormir sempre de lado, pois como seu útero está em crescimento, pode restringir o fluxo sangüíneo. Mas dê preferência para o lado esquerdo, assim você descomprime a veia Cava e a Aorta e também melhora o fluxo da placenta.

O BEBÊ - Suas unhas continuam em processo de formação e as orelhas já estão no local correto da cabeça. Porém, os olhos continuam seu caminho rumo a fronte. Além disso, seu bebê começa a desenvolver o sentido do paladar. Isso porque, nesta idade, as papilas gustativas já estão desenvolvidas e surgem as primeiras preferências.
Ele faz caretas e pára de engolir quando uma gota de qualquer substância amarga é introduzida no líquido amniótico, enquanto uma gota de substância doce, provoca a aceleração da ingestão do líquido.
Seu bebê reage da mesma maneira à nicotina e ao álcool ingeridos por você, com o que evidência o desagrado que lhe causam. Agora ele esvazia a bexiga a cada 40 ou 45 minutos e surgem os primeiros movimentos, pois seus principais músculos estão reagindo aos estímulos cerebrais.Até o final desta semana ele estará medindo aproximadamente 16 cm, pesará em torno de 120 gramas e já será capaz de movimentar as pernas juntamente com os braços, mexer os dedos e abrir e fechar os punhos (o meu já fazia essas "peripécias" desde a 12ª semana!).

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Sou gestante e tenho direitos!!

E aqui estamos novamente!! E graças a Deus o tempo melhorou...

De acordo com os meteorologistas, a mínima para o final de semana será de 17º e a máxima 29º!! Vou poder lavar os trocentos quilos de roupas que tenho... ê lerê!!

Bom, vim aqui hoje pra mostrar como está a minha barriguinha na 15ª semana de gravidez e também para mostrar a minha indignação com relação à educação das pessoas referente aos direitos das pessoas especiais, incluindo nós, grávidas!

Agora que as aulas do Heber começaram na USP, ele não poderá me levar para casa no nosso confortável carrinho... sim, preciso pegar dois ônibus e um deles sempre está lotado no horário que vou embora.

Achei que quando minha barriguinha começasse a aparecer, quando eu entrasse em um transporte público lotado, alguma alma caridosa e educada, cedesse o seu lugar, assim como eu aprendi com os meus pais e sempre agi... mas... quebrei a cara!

Teve um dia que não estava me sentindo muito bem e foi justamente em um daqueles dias gelados que passamos, na hora de ir embora do trabalho, minha rotina diária, entrei no busão cheio, esperei um pouco pra ver se alguém se tocava e nada... fui então ao cobrador, pedir um conselho. Ele disse: Você está no seu direito! Vá até aquelas mocinhas (realmente tinha duas mocinhas novinhas, magrinhas e sem necessidades especiais, sentadas em um dos bancos reservados) e peça gentilmente para elas deixarem você sentar! Eu tomei coragem e fui...

As duas não sabiam como agir... uma levantava e a outra também e sentavam de novo. Uma delas falou, "ai, desculpa, eu não percebi que vc estava grávida"... agora tenho que andar com uma plaquinha no pescoço "SOU GESTANTE"!

Ontem tentei de novo...

Subi no ônibus e fiquei na frente de um banco reservado onde tinha uma mocinha e uma senhora. A mocinha estava do lado do corredor. Ela ria e conversava com a senhora e com o motorista e nem via eu exibindo a minha barriguinha... ah, eu tb estava carregando uma pasta inseparável com uns documentos de pré-natal e nem isso ela pediu pra segurar...

Desisti um pouco dela e virei de frente para as pessoas pra ver se outra alma se tocava... tinha uma moça grávida sentada que percebeu a minha exibição e me fez uma cara de indignação como se entendesse o que eu estava tentando fazer... eu saquei e respondi com outro gesto como se dissesse: é isso aí, companheira...

Vejam um trecho retirado de um guia de Direitos das Gestantes escrito por renomados professores da Faculdade de Direito da USP:

Direitos da gestante em geral:
Na rua:

• Em várias cidades, como é o caso de São Paulo, a gestante tem direito
a não passar pela catraca do ônibus (embora pague a passagem) e tem
direito a assentos reservados para passageiros prioritários (gestantes,
pessoas com crianças de colo, idosos e portadores de deficiência) em
ônibus e metrôs. Fale para a mulher que se ela está gestante e o assento
reservado está ocupado por alguém que não tem prioridade para o assento,
peça gentilmente para a pessoa se levantar, mostrando a lei, que está
escrita logo acima do assento. Muita gente não conhece a lei.

• As gestantes, assim como as pessoas com crianças de colo, idosos e
portadores de deficiência, têm prioridade de embarque nos ônibus e aviões.

• Em várias instituições públicas e privadas existem guichês e caixas especiais
ou prioridade nas filas para atendimento a gestantes. Procure
informações no próprio estabelecimento.

Demorou um pouco até uma senhora pegar o meu braço e falar: senta aqui. Ela era velhinha e eu falei: pode deixar! Nesse momento uma moça tb ofereceu o lugar dela, mas aí a velhinha falou: pode sentar aqui q eu já vou descer... a moça também estava lá desde que eu subi no ônibus e pq não me deu lugar antes? Me deu vontade de falar: agora não precisa!!

Mas não sou mal educada! Meus pais me ensinaram e eu prometo que farei assim com o meu bebezinho q tá chegando nesse mundão de Deus!!

Converso sempre com ele, na minha barriga, sobre as pessoas, sobre ecologia, sobre educação... que o Senhor me permita fazer do meu filho (ou filha) a melhor pessoa que eu tiver a capacidade de fazer com que ele seja...