sábado, 29 de dezembro de 2007

37ª semana: como deve estar o meu bebê?

MAMÃE: Seu útero está começando a empurrar a cabeça do bebê para baixo e ele vai penetrando na bacia. Conseqüentemente, sua barriga desce um pouco, fazendo com que sua azia e falta de ar diminuam (ai que bom... a falta de ar estava incomodando e apesar de sentir azia, até que não incomodava muito).

Para você não esquecer de avisar alguém que seu bebê chegou, faça uma lista com o nome e telefone de todos seus amigos e parentes. Não esqueça de levar a lista para a maternidade, se não, não vai adiantar nada (preciso providenciar isso!)!

Muitas pessoas não conhecem os benefícios que a amamentação traz ao bebê, nem ao menos sabem porque ela é tão importante para a mamãe. O ato de amamentar reduz o risco de câncer de mama, ajuda a fazer com que o útero volte ao seu tamanho original após o nascimento, permite que a musculatura da boca do bebê se fortaleça, alinha a mandíbula e aumenta o Q.I. do bebê, evita alergias no bebê e muito mais (concordo plenamente).

BEBÊ: está medindo nesta semana, cerca de 46 a 48 cm de comprimento e pesando em torno de 2250 a 3550 gramas.

Lembre-se de sentir seus últimos pontapés, pois acredite, você sentirá falta deles (devo sentir mesmo... é uma sensação maravilhosa! A Ciça sempre foi muito preguiçosa... para se mexer, só a noite, na hora de dormir, e eu estando bem relaxada, mas agora... não pára e eu sinto os calombos, os apertos na bexiga, as raspadas de pezinhos e bracinhos... o papai consegue até ouvir seus batimentos cardíacos... é fantástico!).

Fique também atenta aos movimentos do bebê. Caso ele não se movimente por mais de quatro horas, avise seu médico para certificar-se de que tudo está bem, pois esta situação pode significar alguma dificuldade ou diminuição do bem-estar fetal (graças a Deus estamos ótimas até agora e Ele nos dará um parto normal e no tempo certo).

FONTE: Site Planeta Bebê - http://www.planetabebe.com.br/

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

36ª semana: Como deve estar o meu bebê?

MAMÃE: Começam os preparativos para o parto e partir de agora você fará visitas semanais ao seu obstetra.

A maioria dos bebês já estará neste momento com a cabeça voltada em direção à pélvis e as dores de acomodação são intensas e incomodam bastante (não sinto isso...).

Caso seu bebê esteja em uma posição diferente, é provável que ele permaneça como está até o final da gravidez, pois o espaço disponível não é suficiente para que ele faça um giro que pode chegar até 180º. No entanto, há casos em que o bebê acaba se virando com um simples movimento da mãe. Se seu bebê não estiver adequadamente posicionado até o dia do parto, e esta for sua primeira gravidez, com certeza você irá dar à luz através de uma cesárea.

Esse é o momento dos receios. O principal é o parto - medo da dor das contrações, da anestesia, de morrer no parto, do cordão umbilical estar enrolado no pescoço do bebê, da prematuridade, etc, etc e etc. Como são muitas dúvidas, as grávidas acabam esquecendo de conversar sobre elas com o médico, portanto anote tudo num caderno (Credo, quanto pessimismo! Eu tô muito segura e não sinto medo algum!).


BEBÊ: Seu bebê está completamente desenvolvido, pesa aproximadamente 2000 a 3400 gramas (a Ciça está com 2.570 gramas) e mede cerca de 45 a 47 cm de comprimento (minha fofis está com 45 cm).

Agora ele está ficando redondinho devido ao armazenamento de gordura e o espaço no útero está mais limitado, fazendo com que seus membros fiquem curvados e colados ao corpo. Seus ossos ainda são flexíveis, mas estão em processo de endurecimento.
FONTE: Site Planeta Bebê - www.planetabebe.com.br

A família South Park...

Apenas para registrar o trabalho da minha grande amiga Marina, lá da USP...

Ela fez a minha família nos moldes dos personagens do desenho South Park. Vejam se não ficou idêntico! Até a Cecília entrou na onda:

Essa sou eu:













Esse é o Heber:



E a Cecília (só que pela USG de hoje ela será mais cabeluda que isso, rs):





Parabéns Má, admiro muito você e torço de coração pelo seu sucesso!!

USG com doppler - 36 semanas e 4 dias - 27/12/07

Hoje fiz os últimos exames de rotina: hemograma, urocultura e USG com doppler. Acho que farei outras USG para monitoramento ainda...

Bom, nossa Cecília está perfeita e hoje estava tão agitada! Está mexendo tudo o que não mexeu a gestação toda!! Até mostrou logo de primeira, como se quisesse tirar a prova, que é uma menininha, rs...

Os resultados dos exames de sangue e urina pego no dia 02/01/08 e hoje já peguei o resultado da USG...

Minha gostosa está com 2.570 kg e 45 cm e, de acordo com a Dra. Clarissa do laboratório, ela ainda pode ganhar 200 gramas por semana até o nascimento, ou seja, deve nascer com aproximadamente 3.100 kg!! Perfeito para o parto normal que tanto desejo...

Conseguimos ver também os cabelinhos dela... é bem cabeluda, não nega o papai e a mamãe dela, hehe...

Ah, ela já está de cabeça virada para baixo e minha placenta está no grau I, com poucos pontos de calcificação, e isso significa que a Ciça ainda está bem confortável na minha barriga...

Provavelmente minha aquarianinha nascerá na previsão da Dra. Bartyra, minha GO, dia 22/01/08 (como a mamãe... faço 29 anos em 02/02).

Quanto aos desconfortos, no momento tenho pouca azia, nada que um ENO não resolva, e só, hehe... as dores nas costelas estão bem mais leves...

Outra informação importante para registrar é que até agora ganhei apenas 4 kg!! Somente o peso da gravidez!!

Inté a próxima, se Deus quiser e um ótimo 2008 a todos ;)