segunda-feira, 6 de agosto de 2007

16ª semana: Como deve estar o meu bebê?

A MAMÃE - A partir de agora é que você vai sentir os primeiros movimentos do seu bebê e perceber, de fato, sua existência. Porém, se esta não é sua primeira gravidez, provavelmente você já os sentiu, principalmente porque você já sabe diferenciá-los. Entretanto, é absolutamente normal uma mamãe de primeira viagem não sentir os movimentos do seu bebê até a 22ª ou 24ª semana. Seus seios tornam-se ainda mais pesados, quentes, doloridos e cheios de veias azuladas e as glândulas lactíferas começam a produzir o leite. Procure dormir sempre de lado, pois como seu útero está em crescimento, pode restringir o fluxo sangüíneo. Mas dê preferência para o lado esquerdo, assim você descomprime a veia Cava e a Aorta e também melhora o fluxo da placenta.

O BEBÊ - Suas unhas continuam em processo de formação e as orelhas já estão no local correto da cabeça. Porém, os olhos continuam seu caminho rumo a fronte. Além disso, seu bebê começa a desenvolver o sentido do paladar. Isso porque, nesta idade, as papilas gustativas já estão desenvolvidas e surgem as primeiras preferências.
Ele faz caretas e pára de engolir quando uma gota de qualquer substância amarga é introduzida no líquido amniótico, enquanto uma gota de substância doce, provoca a aceleração da ingestão do líquido.
Seu bebê reage da mesma maneira à nicotina e ao álcool ingeridos por você, com o que evidência o desagrado que lhe causam. Agora ele esvazia a bexiga a cada 40 ou 45 minutos e surgem os primeiros movimentos, pois seus principais músculos estão reagindo aos estímulos cerebrais.Até o final desta semana ele estará medindo aproximadamente 16 cm, pesará em torno de 120 gramas e já será capaz de movimentar as pernas juntamente com os braços, mexer os dedos e abrir e fechar os punhos (o meu já fazia essas "peripécias" desde a 12ª semana!).

Nenhum comentário: