terça-feira, 14 de agosto de 2007

17ª semana: Como deve estar o meu bebê?

A MAMÃE: Suas secreções podem aumentar ainda mais devido à elevação de sangue. Portanto, se você estiver suando muito e tendo freqüentes congestões nasais, não é preciso se preocupar (OLHA EU AQUI!!! Mas eu sinto isso há um tempão...). Entretanto, se você sentir dores ou ardências quando urinar, procure seu médico, pois você pode estar com uma infecção urinária, o que é muito comum em gestantes.

Outros problemas que podem surgir e que devem obrigatoriamente ser comunicados ao médico são:

Febre (NÃO TENHO);

Perda de líquidos pela vagina (NÃO TENHO);

Sangramentos, principalmente se ocorrerem após as relações (NÃO TENHO);

Corrimentos (UM POUCO);

Dores de cabeça (UM POUCO);

Zumbido no ouvido (NÃO TENHO);

Nervosismo e agressividade ou angústia (UM POUCO);

Insônia ou sono excessivo (UM POUCO);

Inchaço (NÃO TENHO);

Coceiras (UM POUCO);

Dores de estômago (UM POUCO);

Problemas dentários (UM POUCO);

Dor nas costas (UM POUCO).


O BEBÊ: Abaixo da pele do seu bebê estão se formando depósitos de gordura na cor castanho. Isto lhe ajudará a manter a temperatura corporal quando nascer e no final da gravidez corresponderá de 2 a 6% de seu peso.


Neste estágio, o pequenino se movimenta muito e pesa mais que a placenta. As extremidades e as articulações estão totalmente formadas e os músculos começam a ficar mais fortalecidos.


O bebê boceja e já tem impressões digitais. A barriga da mamãe está bem arredondada. A partir dessa semana é possível sentir o bebê mexer (EU SINTO HÁ UNS 4 DIAS!).


Além disso, ele ganha uma pelugem (lanugem) muito fina sobre todo o corpo, que permanecerá até o final da gravidez. Mas às vezes, apresenta-se por alguns dias na face e nas orelhas após do nascimento.

Um marco importante neste período é a definição do sexo. Apesar de ser determinado no momento da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozóide, é agora, através da ultra-sonografia, que já dá para o médico identificar, com certeza, se seu bebê é um menino ou uma menina. Isso porque no início, as glândulas sexuais são iguais: um pequeno broto entre as perninhas.


Por volta da 11ª semana, nos meninos, as duas partes do órgão genital crescem juntas para formar o pênis e os testículos já mostram os canais em que o esperma vai se desenvolver. Nas meninas, essa mesma membrana se abre em duas partes para formar a vagina. Os ovários se formam e, por incrível que pareça, já armazenam os 500 mil óvulos que a mulher vai liberar durante toda sua vida.


Do final desta semana, até o término da gestação, seu bebê se limitará a crescer em tamanho. Da mesma forma, seus órgãos vitais, pouco a pouco, irão amadurecer o suficiente para permitir que o pequeno viva como um ser independente.

Seu bebê está pesando aproximadamente 140 gramas e medindo por volta de 18 cm de comprimento.

Nenhum comentário: