terça-feira, 3 de julho de 2007

11ª semana: Como deve estar o meu bebê?

11ª Semana
Mamãe...

É a partir de agora que você começa a se sentir realmente grávida, pois sua barriga começa a crescer. Enquanto o útero aumenta de volume, seus outros órgãos, como o coração e os rins, começam a trabalhar mais para suprir as necessidades do seu bebê.
Há mulheres que até esta fase, já engordaram muito além do normal, enquanto outras não ganharam nenhum peso. Engordar durante a gravidez é uma preocupação de muitas mulheres. Porém, esta preocupação deveria estar focalizada na nutrição e não no peso. A chave para isto é uma dieta equilibrada com uma boa variedade de frutas, legumes e proteínas. No entanto, quando falamos em proteínas, não quer dizer que estamos falando especificamente em carne, pois há muitas vegetarianas que têm uma gravidez saudável.Apesar do comentário popular, não é necessário comer por dois, ou seja, ingerir grandes quantidades de alimentos. O importante é se alimentar de três em três horas sem exageros. Além disso, faça suas refeições normalmente e se possível no mesmo horário.
Bebê...

Nesta semana, seu bebê já está livre de adquirir anomalias congênitas, que são provocadas pela insuficiência de ácido fólico. Mas não se esqueça do que falamos antes. Continue com as vitaminas, pois ele precisa delas até o final da gravidez.
A cabeça do seu bebê é quase metade do tamanho do corpo, mas isso mudará de acordo com o crescimento. Os dedos dos pés e o sistema auditivo já estão concluídos, a íris começa a se desenvolver e inicia-se o processo de formação das unhas. A placenta, por sua vez, ganha um número significativo de vasos sangüíneos, cujo os quais levarão uma infinidade de nutrientes à seu bebê, além da oxigenação. Quanto ao intestino, começa a migrar do cordão umbilical para o abdômen. Agora, o peso do seu bebê está entre 8 e 11 gramas e o comprimento entre 45 e 60 mm.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dé... querida. Li e pensei em vc.

Um beijo grande nos dois.


"Mãe cansada, que sempre dorme quando canta para o filho dormir

Não tem tempo para se alimentar quando o filho quer mamar.

Mãe que brinca com lágrimas num rosto feliz

E é sempre mãe, professora, amiga, aprendiz!

Que não guarda o choro nem a dor quando o filho vai partir para bem longe vai seu coração, mundo afora!

Ela sabe que chegou a hora...

Sua emoção vai disparar sempre que o filho voltar!

E quantas horas de sono perdidas quando ele sair!

Sofre calada, não reclama, mas quando o filho bate à porta, seu coração inflama seus olhos brilham e então dorme seu sono de paz!

E assim, toda uma vida se faz!

Assim, só pode ser você, mãe!